top of page
Buscar

COMPETÊNCIAS DURÁVEIS



INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

PREMISSAS NA EDUCAÇÃO

Tenho refletido muito sobre o futuro da escola e da educação no século XXI.

Meu objetivo não é levantar questões da política educacional, muito

menos criticar orientações filosóficas ou conceitos aceitos e adotados

sobre o tema.

Meu foco é macro, voltado ao: ILE – Inteligência Lógica-Emocional.

É importante deixar claro as premissas deste artigo.

Na elaboração da teoria das MI - Múltiplas Inteligências, o Dr. Howard

Gardner trouxe questões importantíssima ao cenário da educação as

quais foram ignoradas por grande parte do mundo pelo menos 32 anos

após a publicação.

A revelação foi que 80% a 90% do sucesso profissional e pessoal de uma

pessoa está relacionado ao emocional e não ao acadêmico.

Dentre várias revelações e quebras de paradigmas que a teoria das MI

trouxe ao mundo, essa foi uma das que foi pouco absorvida no cerne da

questão.

Se essa revelação estiver correta, e em minha opinião está, como

explicar aos filhos que eles passarão 20 a 22 anos na vida escolar e,

provavelmente, não irão sequer ouvir falar do emocional.

Não faz sentido dedicarmos 25% de nossas vidas adquirindo ‘Conteúdo’

revestido de ‘Conhecimento’ e sequer os professores atualmente recebem

formação direcionada ao ‘Emocional’.

Já deixamos a ‘Era Industrial’ há mais de uma década, mas nossas

escolas ainda mantém suas raízes na base elaborada para atende-la.

Estamos educando sem considerar que nos próximos 13 anos 70% das

profissões desaparecerão ou sofrerão mudanças jamais experimentadas

pela humanidade.

Quando penso que educamos a ‘Geração Millenium’, só vejo sentido se

direcionarmos o ensino para as ‘Competências Duráveis’ e abrirmos mão

de tanto conteúdo.


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

COMPETÊNCIAS DURÁVEIS – DEFINIÇÃO

A teoria das ‘Competências Duráveis’ foi criada por Oscar Motomura, CEO da Amana-Key. Costumo perguntar as pessoas se arriscariam a dizer qual conteúdo um jovem deveria focar para o mercado de 2030 e sempre recebo como resposta um silêncio absoluto.

Não me preocupo muito com o conteúdo que as escolas estão passando a esta geração, o que me preocupa é não ver os currículos voltadas para as ‘Competências Duráveis’. A palavra duráveis não foi colocada ali por acaso, as competências são um patrimônio que, uma vez adquirida, será para o resto da vida. Posso não saber de qual conteúdo eles precisarão para enfrentar o século XXI, mas, não tenho dúvidas que, ao desenvolver suas competências duráveis estarão preparando os para qualquer desafio.


Inteligência Emocional

COMPETÊNCIAS DURÁVEIS x MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Em todos esses anos que venho trabalhando e desenvolvendo a ILE – Inteligência Lógica-Emocional sou abordado, inúmeras vezes, por pessoas em busca de uma resposta tipo PF – Prato feito – de como desenvolver as MI – Múltiplas Inteligências? De acordo com Dr. Gardner, e reforçado pessoalmente a mim pela Dra. Jie-Qi Chen, “o como” está totalmente vinculado a cultura de cada povo. Tentar buscar na experiência super bem sucedida da China e copiar para o Brasil seria um erro, todos que seguiram esses caminhos em outros países não conseguiram evoluir com os trabalhos. O segredo para desenvolver as MI está em desenvolver as ‘Competências Duráveis’ direcionadas a cada uma das 9 inteligências.


Inteligência Emocional

COMPETÊNCIAS DURÁVEIS x AS 6 MENTES DO FUTURO

Em 2011 Dr. Howard Gardner publicou a teoria das 5 mentes que uma pessoa deveria desenvolver para enfrentar o século XXI e ao desenvolver a ILE propus a 6 mente. A primeira é a ‘Mente Disciplinada’. Entendendo que estamos vivendo pela primeira vez na história uma geração de conteúdo e complexidade acima da nossa capacidade de absorver, a ‘Disciplina’ para nos manter atualizado será fundamental. Gardner defende em sua teoria que será necessário estudar todos os dias para nos manter atualizados em nossa profissão, ofício ou em uma das disciplinas acadêmicas. Acredito que o mundo digital seja a maior barreira atualmente para desenvolvermos essa mente. Um dos mais renomados pianistas do mundo um dia disse: “Quando fico um dia sem praticar eu noto a diferença, se fico dois dias sem praticar a orquestra nota e se fico três dias o público nota”. A segunda é a ‘Mente Sintetizadora’. Considerando o volume de informação disponível em qualquer área, desenvolver a mente para tirar somente a essência de cada conteúdo será primordial. Imagino um CEO recém contratado por uma grande empresa e que em seu primeiro dia resolva pedir informações de cada uma das áreas, o que antes levaria 30 dias, hoje provavelmente em menos de 4 horas estará em sua mesa, com muito mais qualidade, volume e precisão. O volume de informação será tão elevado que necessitará uma ‘Mente Sintetizadora’.

A terceira é a ‘Mente Criadora’. Tenho acompanhado o crescente destaque que a ‘Criatividade’ vem tomando em nosso dia a dia. A ‘Mente Criadora’ depende das duas primeiras: ‘Mente Disciplinada’ e ‘Mente Sintetizadora’. Na ILE trabalhamos essa mente numa fusão do ‘Espírito Criativo’ de Daniel Goleman com a teoria do ‘Fluxo’ de Mihaly Czenckmihaly. Uma das importantes descobertas sobre a criatividade é que não é um dom ou característica hereditária e sim um processo que Seguido por qualquer pessoa dará certo. A quarta é a ‘Mente Respeitosa’. Com o fim cada dia mais próximo das barreiras que dividem povos de todos os lugares do planeta, ter uma mente respeitosa deixou de ser uma opção. Nossas empresas, cidades e bairros estarão, cada dia mais, marcados pelas diversidades no século XXI. Teremos, assim, que conviver com as diversas culturas, religiões e costumes. A quinta é a ‘Mente Ética’. A ‘Ética’ tão falada recentemente e praticamente ignorada pelas sociedades, tomará o seu lugar de destaque no século XXI. A melhor definição de ética que considero: “Ética é a escolha pelo bem comum”. A sexta é a ‘Mente Sistêmica’. Essa mente não faz parte do trabalho do Dr. Gardner e foi desenvolvida por mim para trabalhar a ILE. Nunca a mente humana foi tão exposta a tanta informação e complexidade. Pensar sistemicamente deixou de ser um luxo de poucos para uma necessidade de todos. O desenvolvimento dessa mente permite entender as inter-relações entre as 5 mentes e suas inter-relações com o universo da ILE.


Competência Durável

COMPETÊNCIAS DURÁVEIS DA ILE

Pensando exclusivamente no desenvolvimento da ILE – Inteligência Lógica-Emocional selecionei 12 Competências Duráveis que acredito que as pessoas precisam desenvolver para dominá-la. Quando desenvolvemos cada uma das competências, automaticamente estamos desenvolvendo as mentes do futuro e as MI. Para cada uma das competências selecionadas para a ILE há uma correlação com as 6 Mentes do Futuro e com as 9 Múltiplas inteligências.


Inteligência Emocional

A primeira competência: “Capacidade de ler / estudar e criar um contexto de aprendizagem” Escolhi essa competência como a primeira por tudo que relatei acima. Você pode não saber de qual conteúdo irá precisar no futuro, mas se tiver essa competência desenvolvida irá se virar com facilidade. Garanto que acesso ao conteúdo que você precisa não será obstáculo, será uma questão de correr atrás. No dia a dia percebo como essa competência é pouco encontrada e estimulada. As próprias escolas quando insistem na memorização de conteúdo enterram essa competência. Recentemente a Universidade de Harvard fez uma pesquisa impressionante. Pegou os 100 melhores alunos de história do ensino médio de Boston e pediu para redigirem uma dissertação sobre a guerra civil americana. Todos se saíram muito bem e foram precisos em datas, fatos e cronologia. Depois pediram para fazerem uma dissertação com uma análise da guerra do Kosovo e nenhum foi capaz de concluir. O que ficou claro é que os alunos haviam decorado tudo sobre a guerra civil americana, mas não entenderam o contexto da guerra e ao se depararem com outro fato histórico com o mesmo contexto não foram capazes de interpretar. A pessoa que desenvolver essa competência saberá se virar sozinha quando perceber a necessidade de buscar um conteúdo necessário para sua carreira. Esta competência será determinante no século XXI, onde métodos, conhecimentos e tecnologias ficarão obsoletas em pouco espaço de tempo. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Disciplinada, Sintetizadora e Criadora. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Espacial-Visual e Linguística. Na ILE essa competência é fundamental para desenvolver o Metapensamento e Autorregulação. Competência chave para a quebra de Modelos Mentais. Atividades que Estimulam: Arte Cênica – Preparação Completa, Jogos de Montagem de Blocos, Esportes Coletivos e interpretação de textos. O filme que melhor traz o conceito é: “O Homem que mudou o jogo”.


Inteligência Emocional

A segunda competência: “Capacidade de Pensar Sistemicamente”. Competência fundamental para desenvolver o Pensamento Sistêmico e na ILE fundamental para o desenvolvimento da AUTOGESTÃO – Traçar Cenários. Considerando toda análise da quantidade e complexidade que a mente humana está exposta a informação, essa competência é determinante em qualquer carreira no século XXI. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Disciplinada, Sintetizadora, Criadora, Respeitosa e Ética. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial, Naturalista e Musical. Atividades para o desenvolvimento: Jogar Xadrez, Análise de Estratégias em Esportes Coletivos, Análise de Impactos - Gincanas de Reciclagem e Estudo e plantio de lavouras ou plantas. Documentário sugerido: How The Nature Work – BBC / Netflix.


Inteligência Emocional

A terceira competência: “Capacidade de Elaborar Sínteses Poderosas”. Essa competência foi explicada acima quando apresentei a ‘Mente Sintetizadora’. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Disciplinada, Sintetizadora e Criadora. Inteligências: Intrapessoal, Linguística, Lógica-Matemática e Espacial-Visual. Atividades que estimulam: Arte Cênica


A Quarta competência: “Capacidade de respeitar e conviver com pessoas diferentes”. Essa competência foi explicada acima quando apresentei a ‘Mente Respeitosa. Na ILE – Inteligência Lógica-Emocional é fundamental para trabalhar os 10 Estados de Vida e as Empatias. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Respeitosa e Ética. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial e Linguística. Atividades que estimulam: Esportes Coletivos, Arte Cênica, Debates e Gincanas. Filme sugerido: “Mississipi em Chamas”.


A Quinta competência: “Capacidade de se relacionar, harmonizar as relações e trabalhar emoções”. A base da ILE, podemos dizer que são sinônimos. Na ILE – Inteligência Lógica-Emocional é fundamental para trabalhar os 10 Estados de Vida e as Empatias. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Respeitosa e Ética. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial e Linguística. Atividades que estimulam: Esportes Coletivos, Arte Cênica, Debates e Gincanas. Filme sugerido: “Duelo de Titãs”.


A Sexta competência: “Capacidade de Reflexão”. Esta competência é condicionante ao desenvolvimento da ILE. Competência que desenvolve o Metapensamento e Metaconsciência, permitindo questionar os Modelos Mentais. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Disciplinada, Sintetizadora, Criadora, Respeitosa e Ética. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial e Linguística. Atividades que estimulam: Análise de Esportes Coletivos, Arte Cênica, Debates e Gincanas de Conhecimento. Filme sugerido: “Poder Além da Vida”.


A Sétima competência: “Capacidade de Indagação”. Esta competência é condicionante ao desenvolvimento da ILE. Competência que desenvolve o Metapensamento e Metaconsciência, permitindo questionar os Modelos Mentais. Competência fundamental para desenvolver o ‘Pensamento Sistêmico’ e ‘Autogestão’. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Disciplinada, Sintetizadora, Criadora, Respeitosa e Ética. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial, Naturalista e Linguística. Atividades que estimulam: Análise de Esportes Coletivos, Arte Cênica, Debates e Gincanas de Conhecimento. Filme sugerido: “O Céu de Outubro”.


A Oitava competência: “Capacidade de fazer acontecer com excelência”. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Disciplinada, Sintetizadora e Criadora. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial, Naturalista e Linguística. Atividades que estimulam: Esportes Coletivos, Arte Cênica, plantio e cuidado de uma planta, Gastronomia e Gincanas. Filme sugerido: “Mãos Talentosas”.


​A Nona competência: “Capacidade de trabalhar em grupo”. Essa competência foi explicada acima quando apresentei a ‘Mente Respeitosa. Na ILE – Inteligência Lógica-Emocional é fundamental para trabalhar os 10 Estados de Vida, Níveis de Escuta e as Empatias. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Respeitosa e Ética. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial, Espacial-Visual e Linguística. Atividades que estimulam: Esportes Coletivos, Arte Cênica e Gincanas. Filme sugerido: “Pegando Fogo”.


Inteligência Emocional

A Décima competência: “Capacidade de ouvir / comunicar / ler / escrever”. Essa competência foi explicada acima quando apresentei a ‘Mente Sintetizadora’. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Disciplinada, Sintetizadora e Criadora. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Linguística, Lógica-Matemática e Cinestésica-Corporal. Atividades que estimulam: Arte Cênica


Inteligência Emocional

A Décima Primeira competência: “Capacidade de Abstração”. Esta competência é condicionante ao desenvolvimento da ILE. Competência que desenvolve a intuição. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Criadora, Respeitosa e Ética. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial e Espacial-Visual. Atividades que estimulam: Esportes Individuais e meditação. Filme sugerido: “O Melhor Jogo da História”.


A Décima Segunda competência: “Capacidade de Criar e Inovar”. Esta competência é condicionante ao desenvolvimento da ILE. Essa competência desenvolve as seguintes mentes e múltiplas inteligências: Mentes: Disciplinada, Sintetizadora e Criadora. Inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógica-Matemática, Existencial, Linguística e Espacial-Visual. Atividades que estimulam: Jogos de Montagem de Blocos, Robótica, Trabalhos de Reciclagem e Arte Cênica. Filme sugerido: “A Grande Aposta”.


772 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page