Essa fase dos 14 aos 21 anos, que antecede a vida adulta, representa uma crise maior.
As modificações corporais da puberdade exigirão uma constante adaptação.
A partir da adolescência, o jovem se torna responsável pelo seu destino.
Nessa etapa, o jovem já pode receber uma capacitação completa na aprendizagem socioemocional, e com certeza, de todas as três etapas, é nesta que a ASE será mais demandada.
Surge uma visão bem pura de um ideal humano a ser alcançado. Normalmente, os jovens costumam se aliar a uma "causa".
Talvez nunca mais em nossa vida essa imagem ideal seja tão clara, tão pura, como é na adolescência.
Nesta época, forma-se uma tensão muito grande entre o ideal a ser alcançado e os instintos, cobiças, desejos, que cobram suas necessidades.
E o jovem está sempre em conflito; quer realizar a imagem ideal, de um lado, mas é puxado para outro.
Pela autogestão, surge a percepção de que as regras externas têm de ser substituídas, por meio da autoeducação, por regras que ele mesmo se impõe.
Na adolescência, as crianças enfrentam a tarefa de identidade versus confusão de papéis.
O jovem passa facilmente, nesta fase, de uma ideologia para outra, aderindo aos mais diversos "ismos".
Mas o que é que ele está procurando? É a si mesmo!
A principal tarefa de um adolescente é desenvolver um senso de si mesmo.
Os adolescentes lutam com perguntas como "Quem sou eu?"
E "O que eu quero fazer com a minha vida?"
Perguntas inconscientes, formuladas para o universo ideológico, religioso, profissional e sexual.
Os conflitos com os pais, principalmente o seu 'Sol' – aquele de quem ele inconscientemente busca o reconhecimento –, não necessariamente com quem teve ou tem mais afinidade, surgem.
Para o jovem, não é fácil encontrar-se. A distinção entre o que é realmente dele e o que é resultado da influência dos pais, principalmente do 'Sol', precisa ser feita.
Ao longo do caminho, a maioria dos adolescentes experimenta muitos “eus” diferentes para ver quais se encaixam; eles exploram vários papéis e ideias, estabelecem metas e tentam descobrir seu eu "adulto".
Os adolescentes que são bem-sucedidos nesta fase têm um forte senso de identidade e são capazes de permanecer fiéis às suas crenças e aos seus valores diante dos problemas e perspectivas de outras pessoas.
Quando os adolescentes são apáticos, não fazem uma busca consciente da identidade ou são pressionados a se conformar com as ideias de seus pais para o futuro, eles podem desenvolver um fraco senso de si e experimentar confusão de papéis.
Eles não terão certeza de sua identidade e ficarão confusos sobre o futuro.
Os adolescentes que se esforçam para adotar um papel positivo provavelmente se esforçarão para "se encontrar" quando adultos.
O sentimento do jovem é o seguinte: "Eu estou aqui, com toda a minha potencialidade, e quero modificar o mundo."
O ensimesmar-se – que se volta para o interior de si mesmo – traz a sensação de solidão, de não ser compreendido, mas é claro que este é um estado que não se aguenta por muito tempo. É normal se comportar de forma agressiva, dando flechadas.
Os adolescentes costumam lançar críticas contra tudo e contra todos.
A vertente negativa é o isolamento, pela parte dos que não conseguem estabelecer compromissos nem troca de afetos com intimidade.
Questão chave deste estágio: Deverei partilhar a minha vida, ou viverei sozinho?
Virtude social desenvolvida: amor.
Preparação para a vida adulta nos anos do ensino médio
Na aprendizagem socioemocional, trabalhamos 6 domínios: cognitivo, emocional, social, valores, perspectivas e identidade.
Domínios cognitivos, perspectivas e identidade.
Quais marcos você pode esperar:
À medida que os adolescentes envelhecem e pensam de maneira mais abstrata, ficam mais confortáveis com as áreas "cinzas" sobre tópicos que pareciam "preto e branco" quando eram mais jovens.
Durante a adolescência intermediária, os adolescentes podem pensar e conversar de maneira abstrata e complexa, mas podem não ter aprimorado as habilidades e os hábitos para planejar e seguir suas ideias. Eles podem facilmente se distrair e seguir para outras coisas.
Muitos adolescentes testam suas habilidades de pensamento crítico por falar de grandes questões sobre ciência, racismo, justiça, propósito, espiritualidade, política e outros temas. Alguns se tornam apaixonados por questões que são importantes para eles no mundo.
Alguns usam suas novas capacidades intelectuais na adolescência para desafiar seus pais constantemente. Mesmo que isso possa prejudicar os pais, ajuda os adolescentes a aprimorar seu pensamento e a descobrir como pensar por si mesmos.
Domínio Emocional
Quais marcos você pode esperar:
Embora a maioria dos adolescentes tenha sentimentos relativamente estáveis, alguns adolescentes lidam com a tristeza ou depressão em andamento. Se não for tratado, isso pode contribuir para problemas na escola, abuso de substâncias, sexo inseguro e outros problemas.
Os jovens se tornam mais capazes de identificar e expressar suas emoções adequadamente. Eles melhoram em lidar com o estresse de maneira saudável.
Os adolescentes começam a entender que seus sentimentos e atitudes podem mudar em diferentes situações. Eles podem reconhecer que são tímidos com algumas pessoas e mais soltos com outras.
Os adolescentes podem curtir sua independência e desejar sua atenção.
Domínio Social e Valores
Quais marcos você pode esperar:
Embora a maioria das famílias sofra algumas tensões à medida que as crianças ganham independência, apenas cerca de um em cada cinco adolescentes tem um relacionamento de alto conflito com os pais. A maioria pode ver os aspectos positivos e negativos de seus pais.
À medida que envelhecem, os adolescentes tendem a ter mais independência e menos conflitos com os pais. Eles normalmente passam mais tempo com seus amigos. Em média, os adolescentes têm cerca de quatro a seis amigos íntimos.
A maioria dos adolescentes constrói amizades íntimas com colegas que são como eles e compartilham seus interesses e valores. Aqueles que desenvolvem amizades entre diferenças étnicas tendem a se tornar menos preconceituosos ao longo do tempo.
No meio da adolescência, o namoro se torna comum, e alguns adolescentes desenvolvem intensos relacionamentos românticos. Até o final do ensino médio, cerca de 6 em 10 adolescentes tiveram relações sexuais pelo menos uma vez.
À medida que envelhecem, os adolescentes se tornam cada vez menos influenciados por seus pares sobre os principais valores e escolhas. Mas amigos e colegas continuam a influenciar estilos de roupas, músicas e modismos.
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