
O início
A Universidade de Yale desenvolveu o primeiro programa de aprendizagem socioemocional (ASE) há mais de 25 anos.
No verão de 1987, Peter Salovey e John Mayer se uniram em torno da ideia de uma inteligência emocional e são considerados os criadores do conceito.
Salovey estudou emoções e comportamento, e Mayer estudou a ligação entre emoções e pensamento.
Cada um fazendo uso de seus conhecimentos, articularam uma teoria que descreveu um novo tipo de inteligência, definida como “a capacidade de reconhecer, entender, utilizar e regular emoções efetivamente na vida cotidiana”.
Em um artigo crucial, publicado em 1990, eles descreveram essa ideia revolucionária e a chamaram de "inteligência emocional".
Até hoje, a maioria das pessoas acredita que tenha sido Daniel Goleman o criador do conceito. Goleman tornou o conceito mundialmente conhecido com seu best-seller "Inteligência emocional", que vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo inteiro.
Atualmente, Salovey é o presidente da Universidade de Yale, onde criou o Laboratório de Inteligência Emocional. Considerando as novas descobertas e inovações, Yale se tornou uma referência mundial no tema.
Com o advento da 4ª Revolução Industrial – a nova era que estamos vivendo – o conceito evoluiu e o mundo percebeu que a inteligência emocional é uma das competências que uma pessoa deverá desenvolver para sobreviver ao mercado no século XXI.
Nos últimos 25 anos, o conceito de inteligência emocional evoluiu e se tornou muito mais complexo, levando em consideração o volume de habilidades e competências reveladas nas duas últimas décadas.
Hoje, existem centenas de programas de aprendizagem socioemocional (ASE) implementados em milhares de escolas espalhadas pelo mundo.

O que significa ASE
ASE é a sigla utilizada para aprendizagem socioemocional.
É o processo que tem sido frequentemente usado como um termo genérico para representar uma ampla gama de habilidades não acadêmicas pela qual crianças e adultos:
1. Entendem e gerenciam emoções;
2. Estabelecem e alcançam objetivos positivos;
3. Sentem e mostram empatia pelos outros;
4. Estabelecem e mantêm relacionamentos positivos;
5. Tomam decisões responsáveis.
A ASE aumenta a capacidade das pessoas de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar, de maneira eficaz e ética, com as tarefas e os desafios diários.
Essas habilidades e competências se desenvolvem ao longo de nossas vidas e são essenciais para o sucesso na escola, no trabalho, no lar e na comunidade.
De um modo geral, esse conjunto de habilidades pode ser organizado em três áreas inter-relacionadas: cognitiva, social e emocional.
É importante ressaltar que essas habilidades e competências estão fundamentalmente ligadas às características dos ambientes, principalmente a família.

AS 6 competências essenciais da ASE
A aprendizagem socioemocional (ASE) aumenta a capacidade das pessoas de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar, de maneira eficaz e ética, com as tarefas e os desafios diários.
Existem cinco competências essenciais que podem ser ensinadas de várias maneiras e em várias configurações.

Os 6 domínios ASE segundo Harvard
Os domínios da aprendizagem socioemocional diferenciam os programas ASE no mundo todo.
Existem seis domínios ASE e suas estruturas se concentram em coisas diferentes – algumas cobrem muitas áreas e o domínio não acadêmico, enquanto outras adotam uma abordagem mais focada.

