top of page

O que é ASE - Aprendizagem Socioemocional?

O início

A Universidade de Yale desenvolveu o primeiro programa de aprendizagem socioemocional (ASE) há mais de 25 anos.

No verão de 1987, Peter Salovey e John Mayer se uniram em torno da ideia de uma inteligência emocional e são considerados os criadores do conceito.

Salovey estudou emoções e comportamento, e Mayer estudou a ligação entre emoções e pensamento.

 

Cada um fazendo uso de seus conhecimentos, articularam uma teoria que descreveu um novo tipo de inteligência, definida como “a capacidade de reconhecer, entender, utilizar e regular emoções efetivamente na vida cotidiana”. 

Em um artigo crucial, publicado em 1990, eles descreveram essa ideia revolucionária e a chamaram de "inteligência emocional".

 

Até hoje, a maioria das pessoas acredita que tenha sido Daniel Goleman o criador do conceito. Goleman tornou o conceito mundialmente conhecido com seu best-seller "Inteligência emocional", que vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo inteiro.


Atualmente, Salovey é o presidente da Universidade de Yale, onde criou o Laboratório de Inteligência Emocional. Considerando as novas descobertas e inovações, Yale se tornou uma referência mundial no tema.

Com o advento da 4ª Revolução Industrial – a nova era que estamos vivendo – o conceito evoluiu e o mundo percebeu que a inteligência emocional é uma das competências que uma pessoa deverá desenvolver para sobreviver ao mercado no século XXI.


Nos últimos 25 anos, o conceito de inteligência emocional evoluiu e se tornou muito mais complexo, levando em consideração o volume de habilidades e competências reveladas nas duas últimas décadas.

Hoje, existem centenas de programas de aprendizagem socioemocional (ASE) implementados em milhares de escolas espalhadas pelo mundo.

O que significa ASE

ASE é a sigla utilizada para aprendizagem socioemocional.

 

É o processo que tem sido frequentemente usado como um termo genérico para representar uma ampla gama de habilidades não acadêmicas pela qual crianças e adultos:
 
1.    Entendem e gerenciam emoções;
2.    Estabelecem e alcançam objetivos positivos;
3.    Sentem e mostram empatia pelos outros;
4.    Estabelecem e mantêm relacionamentos positivos;
5.    Tomam decisões responsáveis.

A ASE aumenta a capacidade das pessoas de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar, de maneira eficaz e ética, com as tarefas e os desafios diários.

 

Essas habilidades e competências se desenvolvem ao longo de nossas vidas e são essenciais para o sucesso na escola, no trabalho, no lar e na comunidade.


De um modo geral, esse conjunto de habilidades pode ser organizado em três áreas inter-relacionadas: cognitiva, social e emocional.

 

É importante ressaltar que essas habilidades e competências estão fundamentalmente ligadas às características dos ambientes, principalmente a família.
 

AS 6 competências essenciais da ASE

A aprendizagem socioemocional (ASE) aumenta a capacidade das pessoas de integrar habilidades, atitudes e comportamentos para lidar, de maneira eficaz e ética, com as tarefas e os desafios diários.

 
Existem cinco competências essenciais que podem ser ensinadas de várias maneiras e em várias configurações. 

 

Os 6 domínios ASE segundo Harvard

Os domínios da aprendizagem socioemocional diferenciam os programas ASE no mundo todo.


Existem seis domínios ASE e suas estruturas se concentram em coisas diferentes – algumas cobrem muitas áreas e o domínio não acadêmico, enquanto outras adotam uma abordagem mais focada.

 

Explore o MIDE

O método MIDE é um programa de aprendizagem socioemocional (ASE) de alta qualidade, baseado em evidências, que busca estar alinhado com o que há de mais novo na ciência cognitiva mundial e com as habilidades socioemocionais demandadas anualmente pelo WEF – Fórum Econômico Mundial...

 

Artigo do Blog!

Saiba mais sobre o universo da aprendizagem socioemocional em nosso blog.


Leia um artigo completo, abordando a história, o movimento mundial e a importância do conceito.

 

bottom of page