Os domínios da aprendizagem socioemocional diferenciam os programas ASE no mundo todo.
Cada programa tem uma configuração e nem todos desenvolvem os seis domínios.
Existem seis domínios ASE, com estruturas que se concentram em coisas diferentes – algumas cobrem muitas áreas e o domínio não acadêmico, enquanto outras adotam uma abordagem mais focada.
O programa do método MIDE possui a seguinte configuração:
1. Cognitivo: 7,50%
2. Emocional: 25,0%
3. Social: 12,5%
4. Valores: 12,5%
5. Perspectiva: 7,50%
6. Identidade: 35,0%
Cognitivo
O domínio cognitivo inclui as habilidades cognitivas básicas necessárias para direcionar o comportamento em direção à consecução de um objetivo.
As habilidades, nesse domínio, estão envolvidas em tarefas que exigem que você se concentre, lembre-se das instruções, priorize tarefas, controle impulsos, defina e alcance metas, use informações para tomar decisões e muito mais.
Habilidades específicas nessa área incluem controle de atenção e inibitório, flexibilidade cognitiva e pensamento crítico.
Emocional
O domínio emocional inclui habilidades que ajudam a reconhecer, expressar e controlar suas emoções, além de entender e simpatizar com os outros.
As habilidades, nesse domínio, são importantes não apenas para gerenciar sentimentos e comportamento, mas também para interagir e responder aos outros de maneira pró-social.
As habilidades específicas nessa área incluem conhecimento e expressão de emoções, regulamento de emoções e comportamento, empatia e tomada de perspectiva.
Social
O domínio social inclui habilidades que ajudam a interpretar com precisão o comportamento de outras pessoas, a navegar efetivamente por situações sociais e a interagir positivamente com outras pessoas.
As habilidades, nesse domínio, são necessárias para trabalhar em colaboração, resolver problemas sociais, construir relacionamentos positivos e coexistir pacificamente com os outros.
As habilidades específicas nessa área incluem: noções sobre dicas sociais, resolução de conflitos e comportamento pró social e cooperativo.
Valores
Os valores incluem habilidades, características/virtudes e hábitos de caráter que o ajudam a ser um membro pró-social e produtivo de uma comunidade específica.
Abrangem a compreensão, o cuidado e a atuação sobre os valores éticos fundamentais; o desejo de realizar o mais alto potencial; e os hábitos necessários para viver e trabalhar em conjunto com outras pessoas como amigo, membro da família e cidadão.
Os valores específicos nessa área incluem os existenciais, os profissionais, os motivacionais e os pessoais.
Perspectiva
Sua perspectiva é como você vê e se aproxima do mundo. Isso afeta o modo como você se vê e como vê os outros e suas circunstâncias.
Influencia a maneira como interpreta e aborda os desafios em sua vida diária.
Uma perspectiva positiva pode ajudá-lo a se proteger e gerenciar sentimentos negativos para realizar tarefas e se dar bem com outras pessoas.
Perspectivas específicas nessa área incluem otimismo, gratidão, abertura e entusiasmo.
Identidade
A identidade abrange como você entende e percebe a si mesmo e suas habilidades.
Inclui seu conhecimento e suas crenças sobre você e sua capacidade de aprender e crescer.
Quando você se sente bem consigo, tem certeza do seu lugar no mundo e está confiante em sua capacidade de aprender, crescer e superar obstáculos, fica mais fácil lidar com os desafios e construir relacionamentos positivos.
Competências específicas nessa área incluem autoconhecimento, propósito de vida, autoeficácia e crescimento, mentalidade e autoestima.