Os 6 domínios da aprendizagem socioemocional (ASE)

Os domínios da aprendizagem socioemocional diferenciam os programas ASE no mundo todo.

 

Cada programa tem uma configuração e nem todos desenvolvem os seis domínios.


Existem seis domínios ASE, com estruturas que se concentram em coisas diferentes – algumas cobrem muitas áreas e o domínio não acadêmico, enquanto outras adotam uma abordagem mais focada.


O programa do método MIDE possui a seguinte configuração:

1.    Cognitivo:           7,50%
2.    Emocional:          25,0%
3.    Social:                 12,5%
4.    Valores:               12,5%
5.    Perspectiva:        7,50%
6.    Identidade:          35,0%

 

Cognitivo

O domínio cognitivo inclui as habilidades cognitivas básicas necessárias para direcionar o comportamento em direção à consecução de um objetivo.

 

As habilidades, nesse domínio, estão envolvidas em tarefas que exigem que você se concentre, lembre-se das instruções, priorize tarefas, controle impulsos, defina e alcance metas, use informações para tomar decisões e muito mais.

Habilidades específicas nessa área incluem controle de atenção e inibitório, flexibilidade cognitiva e pensamento crítico.
 

Emocional

O domínio emocional inclui habilidades que ajudam a reconhecer, expressar e controlar suas emoções, além de entender e simpatizar com os outros.


As habilidades, nesse domínio, são importantes não apenas para gerenciar sentimentos e comportamento, mas também para interagir e responder aos outros de maneira pró-social.


As habilidades específicas nessa área incluem conhecimento e expressão de emoções, regulamento de emoções e comportamento, empatia e tomada de perspectiva.

Social

O domínio social inclui habilidades que ajudam a interpretar com precisão o comportamento de outras pessoas, a navegar efetivamente por situações sociais e a interagir positivamente com outras pessoas.

 
As habilidades, nesse domínio, são necessárias para trabalhar em colaboração, resolver problemas sociais, construir relacionamentos positivos e coexistir pacificamente com os outros.


As habilidades específicas nessa área incluem: noções sobre dicas sociais, resolução de conflitos e comportamento pró social e cooperativo.

Valores

Os valores incluem habilidades, características/virtudes e hábitos de caráter que o ajudam a ser um membro pró-social e produtivo de uma comunidade específica.

 

Abrangem a compreensão, o cuidado e a atuação sobre os valores éticos fundamentais; o desejo de realizar o mais alto potencial; e os hábitos necessários para viver e trabalhar em conjunto com outras pessoas como amigo, membro da família e cidadão.


Os valores específicos nessa área incluem os existenciais, os profissionais, os motivacionais e os pessoais.

Perspectiva

Sua perspectiva é como você vê e se aproxima do mundo. Isso afeta o modo como você se vê e como vê os outros e suas circunstâncias.

 

Influencia a maneira como interpreta e aborda os desafios em sua vida diária.

 
Uma perspectiva positiva pode ajudá-lo a se proteger e gerenciar sentimentos negativos para realizar tarefas e se dar bem com outras pessoas.


Perspectivas específicas nessa área incluem otimismo, gratidão, abertura e entusiasmo.

Identidade

A identidade abrange como você entende e percebe a si mesmo e suas habilidades.

 

Inclui seu conhecimento e suas crenças sobre você e sua capacidade de aprender e crescer.


Quando você se sente bem consigo, tem certeza do seu lugar no mundo e está confiante em sua capacidade de aprender, crescer e superar obstáculos, fica mais fácil lidar com os desafios e construir relacionamentos positivos.


Competências específicas nessa área incluem autoconhecimento, propósito de vida, autoeficácia e crescimento, mentalidade e autoestima.

Artigo do Blog!

Habilidades dos domínios da aprendizagem socioemocional (ASE)

Artigo do Blog!

A Revolução da Requalificação - proposta no Fórum Econômico Mundial de 2020 - Davos - Suíça.

Endereço: SMPW quadra 16, conjunto 04 - Parkway -

Brasília / DF - Brasil.

CEP 71.741-604