Autoconsciência
É a competência alicerce do processo. Quando o seu desenvolvimento falha ou fica incompleto, todo o processo fica comprometido.
A autoconsciência parece ter-se tornado a última palavra da moda na administração – e por boas razões.
Pesquisas sugerem que, quando nos vemos claramente, somos mais confiantes e mais criativos, tomamos decisões mais sólidas, construímos relacionamentos mais fortes e nos comunicamos com mais eficácia.
Somos trabalhadores melhores, que recebem mais promoções, e líderes mais eficazes, com funcionários mais satisfeitos e empresas mais lucrativas.
Assim, estamos:
• identificando emoções;
• demonstrando auto percepção precisa;
• reconhecendo forças;
• exercitando a auto confiança;
• usando da auto eficácia.
Autogestão
Os líderes precisam de autoconsciência para ser eficazes. Ou seja, devem compreender seus pontos fortes e fracos, sentimentos, pensamentos e valores – e, também, como eles afetam as pessoas ao seu redor.
Mas isso é apenas metade da história. A autoconsciência é inútil sem uma habilidade igualmente importante: a autogestão.
A autogestão é uma escolha consciente para resistir a uma preferência ou hábito e, em vez disso, demonstrar um comportamento mais produtivo.
É um processo de quatro etapas: estar presente, ser autoconsciente, identificar uma variedade de opções comportamentais e escolher comportamentos que acredita serem os mais produtivos.
• Controle de impulso
• Gerenciamento de estresse
• Autodisciplina
• Automotivação
• Estabelecimento de metas
• Habilidades organizacionais
Habilidades de relacionamento
São a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos.
Também, a capacidade de se comunicar com clareza, ouvir bem, cooperar com os outros, resistir à pressão social inadequada, negociar conflitos de forma construtiva, e procurar e oferecer ajuda quando necessário.
• Comunicação
• Compromisso social
• Construção de relacionamento
• Trabalho em equipe
Consciência Social
É a capacidade de assumir a perspectiva e ter empatia com os outros, incluindo aqueles de diversas origens e culturas.
Também, a capacidade de entender as normas sociais e éticas do comportamento e de reconhecer os recursos e apoios da família, da escola e da comunidade.
• Perspectiva tomada
• Empatia
• Apreciando a diversidade
• Respeito pelos outros
Tomada de decisão responsável
É a capacidade de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, preocupações de segurança e normas sociais.
Também, a avaliação realista das consequências de várias ações e a consideração do bem-estar de si e dos outros.
• Controle de impulso
• Gerenciamento de estresse
• Autodisciplina
• Automotivação
• Estabelecimento de metas
• Habilidades organizacionais