top of page

Competências - Aprendizagem Socioemocional (ASE)

Autoconsciência

É a competência alicerce do processo. Quando o seu desenvolvimento falha ou fica incompleto, todo o processo fica comprometido.

A autoconsciência parece ter-se tornado a última palavra da moda na administração – e por boas razões.

 

Pesquisas sugerem que, quando nos vemos claramente, somos mais confiantes e mais criativos, tomamos decisões mais sólidas, construímos relacionamentos mais fortes e nos comunicamos com mais eficácia.

Somos trabalhadores melhores, que recebem mais promoções, e líderes mais eficazes, com funcionários mais satisfeitos e empresas mais lucrativas.

 

Assim, estamos:
•    identificando emoções;
•    demonstrando auto percepção precisa;
•    reconhecendo forças;
•    exercitando a auto confiança;
•    usando da auto eficácia.

Autogestão

Os líderes precisam de autoconsciência para ser eficazes. Ou seja, devem compreender seus pontos fortes e fracos, sentimentos, pensamentos e valores – e, também, como eles afetam as pessoas ao seu redor.

Mas isso é apenas metade da história. A autoconsciência é inútil sem uma habilidade igualmente importante: a autogestão.

A autogestão é uma escolha consciente para resistir a uma preferência ou hábito e, em vez disso, demonstrar um comportamento mais produtivo.

É um processo de quatro etapas: estar presente, ser autoconsciente, identificar uma variedade de opções comportamentais e escolher comportamentos que acredita serem os mais produtivos.

 
•    Controle de impulso
•    Gerenciamento de estresse
•    Autodisciplina
•    Automotivação
•    Estabelecimento de metas
•    Habilidades organizacionais

Habilidades de relacionamento

São a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos.

 

Também, a capacidade de se comunicar com clareza, ouvir bem, cooperar com os outros, resistir à pressão social inadequada, negociar conflitos de forma construtiva, e procurar e oferecer ajuda quando necessário.

•    Comunicação
•    Compromisso social
•    Construção de relacionamento
•    Trabalho em equipe

 

Artigo do Blog!

Aprendizagem Socioemocional (ASE) vai impactar 210 milhões de empregos

Artigo do Blog!

O Futuro dos Empregos - Visão 2018 a 2022 - Fórum Econômico Mundial.

Consciência Social

É a capacidade de assumir a perspectiva e ter empatia com os outros, incluindo aqueles de diversas origens e culturas.

 

Também, a capacidade de entender as normas sociais e éticas do comportamento e de reconhecer os recursos e apoios da família, da escola e da comunidade.

•    Perspectiva tomada
•    Empatia
•    Apreciando a diversidade
•    Respeito pelos outros

 

Tomada de decisão responsável

É a capacidade de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, preocupações de segurança e normas sociais.

 

Também, a avaliação realista das consequências de várias ações e a consideração do bem-estar de si e dos outros.

•    Controle de impulso
•    Gerenciamento de estresse
•    Autodisciplina
•    Automotivação
•    Estabelecimento de metas
•    Habilidades organizacionais

 

bottom of page