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Perguntas frequentes

Qual a diferença entre "inteligência emocional" e "aprendizagem socioemocional (ASE)"?

 

A inteligência emocional resulta do desenvolvimento de uma série de habilidades não acadêmicas, construídas por programas de aprendizagem socioemocional (ASE).

A inteligência emocional é a única competência desenvolvida pela ASE?

Existem centenas de programas ASE no mundo. O conceito nasceu na Universidade de Yale, em 1992, mas foi a Universidade de Harvard que, em 2019, fez um balanço mundial dos programas. 


Um programa ASE pode trabalhar seis domínios: cognitivo, emocional, social, valores, perspectiva e identidade. É exatamente o foco em cada domínio que difere um programa do outro. Existem programas que focam só a inteligência emocional e outros são mais abrangentes.

Quais as idades mínima e máxima para introduzir a aprendizagem socioemocional (ASE)?

 

Não existe idade mínima, a ASE desenvolve uma ampla gama de habilidades não acadêmicas de que os indivíduos precisam para estabelecer metas, gerenciar comportamentos, construir relacionamentos e processar e lembrar informações. Essas habilidades e competências se desenvolvem ao longo de nossas vidas e são essenciais para o sucesso na escola, no trabalho, no lar e na comunidade.

O programa ASE do método MIDE é indicado para que público?

Embasado na mais moderna ciência cognitiva, o método MIDE é prático. Busca ensinar, de forma simples, o conteúdo e como aplicá-lo no cotidiano.
Qualquer pessoa com mais de 14 anos pode se inscrever no programa. Nos últimos anos, o método foi aplicado em milhares de pessoas entre 14 e 80 anos.

No caso de um casal, com ou sem filhos, é melhor fazer o curso juntos ou separados?

É recomendado fazer juntos. O MIDE traz um novo vocabulário e uma nova forma de enxergar a vida de forma sistêmica e leve, revela crenças limitantes que estão impedindo o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, revela valores intrínsecos, ensina a identificar estados emocionais e apresenta uma forma inédita de como conduzir as relações humanas. Quando casais fazem o MIDE juntos, nunca são colocados no mesmo grupo de debate.

No caso de uma família, com filhos adolescentes, é melhor fazer juntos ou separados?

É recomendado fazerem juntos, pelas mesmas razões da questão anterior.

Às vezes, pensamos que a paternidade é mais um conjunto de estratégias e técnicas que usamos para moldar nossos filhos. Mas - no fundo - ser pai ou mãe é principalmente sobre ter um relacionamento poderoso com uma criança que se torna adolescente e depois adulta.  

O que fazer quando os pais são separados, com filhos, e só um acredita na força da "inteligência emocional"?

Isto ocorre com relativa frequência. O método foi desenvolvido pensando nessa hipótese. Desenvolvemos ferramentas e técnicas que possibilitam um só membro do casal trabalhar as habilidades socioemocionais nas crianças, criando um bloqueio para que não sejam desconstruídas por ninguém que se relaciona com a criança.

Como o MIDE trabalha o campo profissional?

O método MIDE foi desenvolvido em dois eixos principais: a Teoria das Múltiplas Inteligências, de Howard Gardner (Harvard), e a Disciplina do Domínio Pessoal, de Peter Senge (MIT). O método amplia a visão sobre os conceitos de inteligência, motivação e valores. Esses três conceitos, quando combinados, aumentam significativamente o que chamamos de "visão de futuro" e veem apoiando jovens na escolha da carreira e ajudando centenas de pessoas a repensar o sentido de suas atuais carreiras.

Como o MIDE trabalha valores?

Todos nós temos valores, mesmo que de forma intrínseca. No MIDE, desenvolvemos a Mandala de Valores de cada aluno, utilizando uma metodologia desenvolvida exclusivamente para o método. Consideramos a principal ferramenta socioemocional. Pessoas, famílias, equipes e empresas são criadas e sustentadas por valores, mesmo que eles não sejam explícitos.

Como o MIDE pode me ajudar nos meus relacionamentos?

Acreditamos que, para nos relacionarmos bem como outra pessoa, primeiro temos que nos conhecer muito bem. Pesquisas sugerem que, quando nos vemos claramente, somos mais confiantes e criativos, tomamos decisões mais sólidas, construímos relacionamentos mais fortes e nos comunicamos com mais eficácia. 

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