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Habilidades dos domínios da aprendizagem socioemocional

Atualizado: 13 de mar. de 2020


Pode ser difícil descobrir onde, dentro de uma estrutura, a habilidade em que você está interessado vive - especialmente se for rotulada ou agrupada sob um nome desconhecido.


A aprendizagem socioemocional (ASE) tem sido frequentemente usado como um termo genérico para representar uma ampla gama de habilidades não acadêmicas de que os indivíduos precisam para estabelecer metas, gerenciar comportamentos, construir relacionamentos e processar e lembrar informações.


As maiores Universidades do mundo vêm desenvolvendo e avaliando os principais programas ASE.


Em alguns aspectos, o termo ASE serve como um guarda-chuva para muitos subcampos com os quais muitos profissionais estão familiarizados (por exemplo, desenvolvimento cívico e de caráter, resolução de conflitos, treinamento de habilidades sociais, habilidades para a vida, Habilidades “suaves” ou “não cognitivas”, habilidades do século XXI). 


Essas habilidades e competências se desenvolvem ao longo de nossas vidas e são essenciais para o sucesso profissional e pessoal de cada membro da equipe.


É importante ressaltar que essas habilidades e competências se desenvolvem e estão em interação dinâmica com atitudes, crenças e mentalidades, além de caráter e valores, os quais estão fundamentalmente ligados às características dos ambientes.


Uma empresa antes de definir qual o melhor programa de aprendizagem socioemocional (ASE) que deve utilizar na capacitação de sua equipe, inicialmente deve estabelecer quais domínios a empresa necessita desenvolver.


Os domínios são o que diferenciam os programas um dos outros, são eles: 


1. Domínio Cognitivo: inclui as habilidades cognitivas básicas necessárias para direcionar o comportamento em direção à consecução de um objetivo.


2. Domínio Emocional: inclui habilidades que ajudam a reconhecer, expressar e controlar suas emoções, além de entender e simpatizar com os outros.


3. Domínio Social: inclui habilidades que ajudam a interpretar com precisão o comportamento de outras pessoas, a navegar efetivamente por situações sociais e a interagir positivamente com outras pessoas.


4. Domínio Valores:  incluem as habilidades, características / virtudes e hábitos de caráter que o ajudam a ser um membro pró-social e produtivo de uma comunidade específica.


5. Domínio Perspectivas: é como você vê e se aproxima do mundo. Isso afeta o modo como você se vê, os outros e suas próprias circunstâncias e influencia a maneira como interpreta e aborda os desafios em sua vida diária.


6. Domínio Identidade: abrange como você entende e percebe a si mesmo e suas habilidades. Inclui seu conhecimento e crenças sobre si mesmo, incluindo sua capacidade de aprender e crescer.



Habilidades do domínio cognitivo


Atenção seletiva e presença:


  1. Mantém a atenção concentrando-se na tarefa em questão

  2. Usa estratégias para manter a atenção;

  3. Usa habilidades de escuta para se concentrar;

  4. Ignora distrações ao executar uma tarefa.


Memória de trabalho e habilidades de planejamento:


  1. Usa estratégias para fazer um plano;

  2. Realiza tarefas complexas;

  3. Engaja-se no comportamento direcionado à meta de forma independente e quando instruído;

  4. Define metas;


Autogestão:


  1. Inibe respostas inadequadas;

  2. Usa estratégias para inibir respostas inadequadas;

  3. Aguarda o momento certo;

  4. Usa estratégias para esperar;


Flexibilidade cognitiva:


  1. Transita facilmente para novas tarefas;

  2. Compara e contrasta idéias;

  3. Gera e atualiza hipóteses;

  4. Reduz informações menos relevantes ao resolver problemas;

  5. Aborda os problemas de maneira flexível;

  6. Usa estratégias para fazer a transição para novas tarefas ou atividades;

  7. Desloca a atenção de uma tarefa, aspecto ou perspectiva para outra.


Pensamento crítico:


  1. Utiliza motivos para entender, prever e / ou deduzir;

  2. Faz e responde perguntas para esclarecimentos;

  3. Define, interpreta e explica termos e / ou idéias;

  4. Planeja processos necessários para resolver um problema;

  5. Avalia opções para resolver um problema;

  6. Realiza uma solução para resolver um problema;

  7. Sistemas a pensar; compreende a complexidade de sistemas e atores (incluindo como as partes interagem com o todo);

  8. Interpreta e tira conclusões

  9. Metapensamento - Monitora a qualidade de seus pensamentos;

  10. Emprega estratégias para analisar informações, evidências e / ou argumentos;

  11. Reconhece vários lados de um problema e / ou entende múltiplas perspectivas;

  12. Identifica e entende a existência e a natureza dos problemas;

  13. Demonstra motivação e / ou disposições favoráveis ​​ao pensamento crítico;

  14. Emprega um processo de solução de problemas para tomar uma decisão;

  15. Reflete sobre pensamentos e ações passados;




Habilidades do domínio emocional



Inteligência intrapessoal;


  1. Mantém a atenção concentrando-se na tarefa em questão

  2. Usa estratégias para manter a atenção;

  3. Usa habilidades de escuta para se concentrar;

  4. Ignora distrações ao executar uma tarefa.


Autorregulação:


  1. Usa estratégias regulatórias eficazes quando está chateado;

  2. Usa sentimentos para explicar o comportamento de alguém;

  3. Identifica e comunica como um problema ou desafio faz com que se sinta;

  4. Pode regular as emoções;

  5. Utiliza estratégias eficazes para lidar com decepções e falhas;

  6. Compreende o que constitui expressões apropriadas versus inadequadas de emoção e se expressa adequadamente;


Empatia e elementos correlatos: escuta, presença e feedback..


  1. Identifica e reconhece as experiências, sentimentos e pontos de vista de outras pessoas;

  2. Oferece exemplos de momentos em que alguém teve emoções ou experiências semelhantes;

  3. Utiliza estratégias ativas de escuta interpessoal para obter e entender os sentimentos e opiniões de outras pessoas;

  4. Identifica e reconhece como os sentimentos de outras pessoas diferem dos seus;

  5. Reconhece como o ponto de vista e os pensamentos de outras pessoas diferem dos seus;

  6. Estabelece conexões (comparação e contraste) entre o eu e o outro (incluindo personagens);

  7. Demonstra um papel pró ativo;

  8. Identifica a relação entre os comportamentos / emoções / situação de um indivíduo e os sentimentos de outro;

  9. Reconhece / lista possíveis formas de responder a preocupações empáticas;

  10. Identifica quais respostas à preocupação empática são mais apropriadas e eficazes;

  11. Procura ajuda ou conforto de outras pessoas para lidar com o sofrimento causado pela empatia;

  12. Utiliza estratégias eficazes de autocontrole para lidar com o sofrimento causado pela empatia;

  13. Usa gestos físicos ou expressões verbais para confortar ou proporcionar alívio a outra pessoa em perigo;



Habilidades do domínio social


Inteligência interpessoal e Inteligência linguística;


  1. Usa pistas sociais, como linguagem corporal e tom de voz, de maneiras padrão e apropriadas;

  2. Interpretar com precisão e responder adequadamente às dicas sociais de outras pessoas, como linguagem corporal e tom de voz;

  3. Identifica motivações e intenções de outras pessoas;


Autogestão e Autoconsciência:


  1. Enfrenta conflitos e lida com eles de maneiras construtivas;

  2. Após o conflito, reflete adequadamente em seus resultados;

  3. Usa estratégias para tratar ou resolver efetivamente dilemas e conflitos sociais;

  4. Identifica o problema ou seus antecedentes;

  5. Usa estratégias para pensar / ver a imagem maior;

  6. Usa estratégias para evitar conflitos interpessoais;

  7. Entende que conflito e desacordo são partes normais da vida, mas é importante saber como lidar com eles;

  8. Gera e avalia possíveis respostas e suas consequências;

  9. Identifica resultados efetivos e ineficazes para conflitos;

  10. Afirma-se de maneira adequada durante um conflito ;


Autorregulação e Autoconsciência:


  1. Calma e diplomaticamente declara valores e preferências;

  2. Ouve atentamente os outros;

  3. Atua com respeito e bondade para com os outros;

  4. Incentiva / apoia outros / membros da equipe;

  5. Segue as regras e expectativas instituição / sociedade (normas, orientações) e exibe comportamento apropriado ao contexto;

  6. Participa como membro ativo e bem-sucedido de uma equipe / comunidade

  7. Permite que outros liderem tarefas da equipe;

  8. Identifica e toma medidas para corrigir situações prejudiciais;

  9. Dá elogios aos outros;

  10. Trabalha em equipe para atingir uma meta;

  11. Trabalha em equipe para lembrar e resumir informações (pensando juntos);

  12. Comunica efetivamente idéias, histórias e informações a outras pessoas;

  13. Entende as ações e comportamentos que promovem a amizade;

  14. Sabe como, quando e / ou quem pedir ajuda / assistência;

  15. Procura ajuda quando necessário;

  16. Constrói e mantém relacionamentos positivos;

  17. Entende como as ações de alguém afetam os outros / a comunidade;

  18. Gerencia / lida com situações injustas ou situações que alguém considera injustas.



Habilidades do domínio valores



Valores Existenciais:


  1. Expressa cuidado / mostra consideração pelos sentimentos dos outros;

  2. Oferece, dá ou compartilha abnegadamente com outras pessoas;

  3. Entende a importância de aceitar e / ou perdoar as deficiências dos outros;

  4. Demonstra vontade de sacrificar ganho ou conforto pessoal pelo bem dos outros;

  5. Acredita que é importante ser tolerante e aceitar as diferenças nos outros; ou celebra / aprecia a diversidade;

  6. Compreende e evita agir sobre estereótipos e noções pré-concebidas;

  7. Entende a importância de tratar os outros com cortesia;

  8. Conduta a si mesmo com honestidade e integridade;

  9. Faz a coisa certa diante da dificuldade;

  10. Constrói e / ou expressa opiniões sobre certo e errado;

  11. Pesa opções e considera consequências para tomar decisões éticas;

  12. Resiste à tentação;

  13. Compreender e respeitar o valor intrínseco e os direitos de todas as pessoas;


Valores pessoais / cívicos:


  1. Está ciente e trabalha para corrigir a injustiça / promover a justiça social na comunidade e no mundo;

  2. Compreende a conexão e a responsabilidade com a família, bairro, país e mundo; entende o valor da responsabilidade cívica;

  3. Compreende e participa ativamente do processo democrático;

  4. Esforça-se por ajudar outras pessoas a tornar sua comunidade e / ou mundo um lugar melhor;

  5. Expressa amor e lealdade às coisas boas do país;

  6. Valoriza e trabalha em busca de consenso;

  7. Está disposto a fazer sacrifícios pessoais por amigos, família e país;

  8. Voluntários para ajudar quando necessário;

  9. Entende a importância de dar um bom exemplo para os outros e agir como uma influência positiva;

  10. Compreende a necessidade de regras / leis e toma decisões fundamentadas sobre quando e como advogar por sua mudança;


Valores profissionais:


  1. Cumpre os compromissos;

  2. Tenta o melhor possível em situações desafiadoras, apesar da dificuldade, atraso ou tédio;

  3. Busca a excelência e se orgulha do trabalho de alguém;

  4. Permanece na tarefa e comprometido com objetivos diante de distrações ou tentações;

  5. Define uma ou mais tarefas / objetivos e mostra motivação ou paixão para completá-las; está determinado;

  6. Demonstra boas habilidades organizacionais;

  7. Identifica e tira proveito dos recursos disponíveis para atingir uma meta, às vezes no contexto de recursos limitados;

  8. Mostra vontade de aprender com os próprios erros;


Valores motivacionais:


  1. Mostra amor pela aprendizagem;

  2. Expressa uma vontade de conhecer e aprender coisas novas;

  3. Procura novas informações e aprende novas habilidades por conta própria;

  4. Demonstra vontade de admitir erros e mudar de idéia quando confrontado com novas evidências;

  5. Investiga a verdade (por exemplo, não aceita simplesmente informações e evidências pelo valor de face);

  6. Pensa fora da caixa; aborda tarefas e problemas de maneiras novas ;

  7. Pensa as coisas por todos os lados; evita tirar conclusões precipitadas.



Habilidades do domínio perspectivas


Fé / Otimismo - Acreditar e não duvidar:


  1. Expressa otimismo e / ou mantém perspectivas otimistas;

  2. Espera que boas coisas aconteçam;

  3. Aborda e reflete sobre situações desafiadoras com uma atitude positiva;


Gratidão ou entrega:


  1. Expressa gratidão e apreço pelas coisas boas e / ou cotidianas


Abertura:


  1. Adapta-se de maneira voluntária e fácil à mudança, positiva e negativa;

  2. Observa e aprecia a beleza e a excelência;

  3. Aceita circunstâncias ou sentimentos passados ​​e presentes na vida;

  4. Receptivo a idéias, sentimentos e experiências novas e desconhecidas;

  5. Interessado e aberto a tudo o que está no momento presente;


Entusiasmo: .


  1. Aborda as atividades com entusiasmo;



Habilidades do domínio identidade


Autoconhecimento:


  1. Identifica e entende traços de personalidade / caráter;

  2. Reconhece e entende as próprias forças e fraquezas;

  3. Honesto sobre o que você sabe e o que não sabe;

  4. Desenvolver e manter um senso coerente de si mesmo e papéis ao longo do tempo;

  5. Identifica e entende os interesses e preferências;


Propósito de vida:


  1. Considera questões existenciais (por exemplo, qual é o objetivo da minha vida, qual é a minha paixão pela vida, qual é a felicidade, qual é o meu lugar no mundo etc.);

  2. Imagina o futuro; formula objetivos de vida e maneiras de persegui-los;

  3. Expressa e obtém conforto da crença em algo maior que o eu;


Metaconsciência e Metapensamento:


  1. Acredita que habilidades intelectuais e traços de personalidade são qualidades que podem ser desenvolvidas e melhoradas;

  2. Expressa confiança em si mesmo e na capacidade de melhorar ou ter sucesso;

  3. Vê os desafios como coisas que se pode enfrentar e superar com tempo e esforço;

  4. Crença todos temos uma escolha;


Autoestima:


  1. Sente um sentimento de pertença; sente-se valorizado por outras pessoas na comunidade;

  2. Estende a bondade e a compreensão para si mesmo;

  3. Perdoa-se por erros;

  4. Demonstra auto-respeito físico, mantendo uma boa higiene;

  5. Compreende os efeitos de comportamentos de risco (por exemplo, drogas, álcool, tabaco, sexo, etc.) em seu corpo e usa essas informações para fazer escolhas responsáveis;

  6. Acredita que alguém não é definido por seus pensamentos, emoções ou circunstâncias;




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