Projeto de Vida

Você acredita que seu filho está sendo preparado para os desafios do emprego advindos da 4ª Revolução Industrial - a nova era que estamos vivendo?

Segundo o WEF - Fórum Econômico Mundial – os profissionais que atuam no mercado e os jovens que estão chegando ao mercado não estão munidos de habilidades para sustentarem ou conseguirem ingressar no mercado de trabalho.

Enquanto o mundo enfrenta os desafios econômicos, sociais e ambientais transformadores advindos da 4ª Revolução Industrial, nunca foi tão importante investir nas pessoas.

Contexto

A esta altura, todos nós já ouvimos a estatística: nos próximos cinco anos, mais da metade de todas as tarefas do local de trabalho serão realizadas por máquinas. Muitos empregos, como os conhecemos, deixarão de existir. 

 

Mas se a pesquisa estiver certa, e o dobro de novos empregos estão prestes a surgir do que os perdidos devido à interrupção, então o quão preocupados deveríamos realmente estar? E quanto podemos dizer que sabemos sobre a era vindoura do desemprego tecnológico?

Aqui estão mudanças significativas previstas pelos maiores especialistas do mundo:

A IA – inteligência artificial – e a robótica acabarão criando mais empregos, não menos. Será muito parecido com hoje.

Não haverá escassez de empregos, mas – se não dermos os passos certos – faltará talentos qualificados para preencher esses empregos.

A maioria da força de trabalho será de freelancers até 2027.

As mudanças tecnológicas continuarão aumentando e aprender novas habilidades será uma necessidade contínua ao longo da vida.

Horas trabalhadas.jpg

Uma boa formação acadêmica é de extrema importância, mas não é mais garantia de entrada no mercado de trabalho.

Cada vez mais jovens estão chegando ao mercado sem as habilidades exigidas nesta nova realidade. Jovens entre 15 e 29 anos representam o maior percentual de desempregados no mundo.

Segundo os maiores especialistas, à partir de agora, uma boa formação acadêmica apenas não garante o futuro de nossos filhos; é preciso investir no desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais.

Daqui a cinco anos, mais de um terço das habilidades (35%) que são consideradas importantes na força de trabalho de hoje terão mudado.

A 4ª Revolução Industrial terá nos trazido robótica avançada e transporte autônomo, inteligência artificial e aprendizado de máquina, materiais avançados, biotecnologia e genômica.

Projeto de Vida

Um curso elaborado para atender o currículo 4.0 sugerido pelo Fórum Econômico Mundial:

  1. 4ª Revolução Industrial.

  2. Aprendizagem Socioemocional.

  3. Inovação.

Untitled design.png