Múltiplas Inteligências – Howard Gardner
Entre 1979 e 1983, Gardner desenvolveu a teoria das “Múltiplas Inteligências”, comandando uma equipe de 63 cientistas, reconhecida como a mais inovadora teoria da cognição elaborada no século XX. Ela promete revolucionar o processo educativo do século XXI.
O estudo culminou com a publicação do livro “Estruturas da Mente”, em 1983.
A teoria nasceu com 7 inteligências reconhecidas pela pesquisa, 25 anos depois foi reconhecida a inteligência naturalista e atualmente aguarda confirmação a inteligência existencial, apesar de já ser reconhecida nos países onde a teoria foi implantada.
Abaixo, as 9 Múltiplas Inteligências:

1- INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
A Inteligência Intrapessoal relaciona-se aos estados interiores do ser, autorreflexão e metacognição.
Operações básicas incluem:
• ter uma avaliação precisa dos próprios pontos fortes e fracos;
• consciência dos próprios humores, intenções, motivações, temperamentos e desejos;
• a capacidade de autodisciplina, autoconhecimento e autoestima.
2- INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
Envolve os relacionamentos pessoa-a-pessoa e a comunicação.
Operações básicas incluem:
• a habilidade de perceber e distinguir os humores, intenções, motivações e sentimentos de outras pessoas;
• a sensibilidade a expressões faciais, qualidades vocais e gestos;
• a capacidade de discriminar entre diferentes indicadores interpessoais;
• a habilidade de responder aos indicadores de forma pragmática;
• a habilidade de tomar decisões relevantes baseadas em percepções interpessoais acuradas;
• a habilidade de comunicar sensível e eficazmente.
3- INTELIGÊNCIA LÓGICA-MATEMÁTICA
Frequentemente chamada de “raciocínio científico” e lida com o raciocínio indutivo e dedutivo, manipulação de números e conceitos numéricos e sensibilidade a padrões e relacionamentos lógicos.
As operações básicas incluem:
• classificação;
• comparação;
• operações numéricas básicas;
• compreensão de regras de causalidade, tempo, espaço;
• raciocínio indutivo;
• raciocínio dedutivo;
• formulação e teste de hipóteses.
4- INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA
Relacionada às palavras e à linguagem – escrita e falada – e domina a maioria dos sistemas educacionais ocidentais.
As operações básicas incluem:
Sintaxe: sensibilidade à estrutura da linguagem e à ordem das palavras;
Semântica: sensibilidade aos sentidos das palavras;
Fonologia: sensibilidade aos sons, ritmos e métricas das palavras;
Pragmática: sensibilidade às funções ou usos práticos da linguagem;
Aspecto retórico: a habilidade de usar palavras para influenciar outros;
Aspecto explanatório: a habilidade de usar a linguagem para explicar conceitos;
5- INTELIGÊNCIA MUSICAL
Inclui a capacidade de perceber (como amante da música), discriminar (como crítico musical), transformar (como compositor) e expressar (como intérprete) formas musicais.
As operações básicas incluem:
• sensibilidade à afinação (a altura ou profundidade dos tons determinadas por suas ondas sonoras);
• sensibilidade ao ritmo (a habilidade de perceber e identificar a frequência auditiva e agrupar sistemas de sons);
• timbre (a habilidade de perceber e identificar as qualidades típicas ou as tonalidades distintas dos sons – instrumentais ou vocais);
• expressão emocional (a habilidade de perceber a forma pela qual a música expressa sentimentos).
• sensibilidade para perceber diferenças no ritmo de mudanças, de captar sutilezas na atmosfera do contexto em que atua/vive.
6- INTELIGÊNCIA NATURALISTA
Conseguir se ver como parte da Natureza e não separado dela;
Pessoas com grande “Visão Sistêmica da Vida”
Pessoas que se relacionam, ou sentem conexão com os animais ou plantas.
7- INTELIGÊNCIA CINESTÉSICA-CORPORAL
Envolve o conhecimento no uso do corpo inteiro para expressar ideias e sentimentos e/ou a facilidade de usar as mãos para trabalhar habilmente com objetos.
As operações motoras delicadas e brutas básicas incluem:
• coordenação;
• equilíbrio;
• destreza;
• força, velocidade;
• flexibilidade;
• capacidades táteis;
• sensibilidade para coordenar grupos.
8- INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL
Pessoas que propõem grandes questões, como:
“Qual o sentido da vida?”;
“Qual o significado da morte?”;
“O que é o amor?”, etc.
Sentir o que está na essência da vida, dos valores, do significado das coisas
Não é religião e nem ciência, é o sentir existencial, o entendimento das conexões, da “Visão Sistêmica da Vida”
9- INTELIGÊNCIA ESPACIAL-VISUAL
A Inteligência Espacial/Visual depende do sentido da visão e da capacidade de criar imagens e pinturas mentais internas.
As operações básicas incluem:
• a capacidade de perceber acuradamente o mundo visual dos objetos e das formas;
• a capacidade de realizar transformações e modificações mentais a partir das percepções iniciais;
• a capacidade de recriar aspectos da experiência visual na ausência de estímulos físicos;
• a capacidade de produzir símiles gráficos de informações espaciais;
• sensibilidade a cor, linha, forma, formato, espaço e aos relacionamentos que existem entre esses elementos;
• a capacidade de pensar sistemicamente.
Noção de espaço x tempo;
Capacidade de operar grandes máquinas.