Criar um ambiente seguro e favorável para a aprendizagem socioemocional – ASE – deve ser uma alta prioridade dos pais.
Em uma abordagem sistêmica, essa fase é marcada pela inerente integração do lar com a escola em todos os aspectos socioemocionais.
As crianças, por muitas razões, incluindo diferentes estruturas familiares, múltiplas influências culturais e fatores socioeconômicos, estão chegando à escola com necessidades sociais e emocionais muito mais complexas e abrangentes do que nunca.
Ensinar as crianças a identificar e gerenciar emoções e a criar resiliência prepara-as para:
Serem mais capazes de enfrentar os desafios na escola e em suas próprias vidas;
terem um melhor desempenho acadêmico.
A escola, denominada de “Ambiente Cognitivo Formal”, será o grande laboratório para que a criança se perceba como pessoa trabalhadora, capaz de produzir, sentir-se competente.
As habilidades socioemocionais que deveriam estar desenvolvidas até os 7 anos têm especial relevância: sem confiança, autonomia e iniciativa, a criança não poderá afirmar-se nem se sentir capaz.
Inevitavelmente, as habilidades desenvolvidas, ou não, irão refletir dentro da sala de aula e no pátio da escola.
O sentimento de inferioridade pode levar a bloqueios cognitivos, a descrença quanto às suas capacidades e a atitudes regressivas: a criança deverá conseguir sentir-se integrada na escola, uma vez que este é um momento de novos relacionamentos interpessoais importantes.
Questão chave dessa fase: Serei competente ou incompetente?
ASE dos 7 aos 9 anos
À medida que as crianças entram e crescem no ensino fundamental, seu mundo e seu senso de possibilidades se expandem. Elas estão desenvolvendo o conhecimento e as habilidades que as ajudam a ser competentes em muitas áreas do desenvolvimento.
Seu senso das possibilidades do mundo se expande – tanto suas oportunidades quanto seus perigos. E elas também estão gastando muito menos tempo, em média, com os pais do que costumavam.
Cada nova experiência oferece oportunidades e desafios para se conectar com crianças em idade escolar.
Por um lado, os pais podem sentir que seus filhos estão ficando grandes o suficiente para serem muito mais independentes.
Ao mesmo tempo, eles também podem querer proteger seus filhos dos riscos com que se preocupam.
O ato de equilíbrio para os pais é "dar as costas" e, ao mesmo tempo, dar-lhes oportunidades de descobrir sua própria voz, poder e potencial.
Na aprendizagem socioemocional, trabalhamos 6 domínios: cognitivo, emocional, social, valores, perspectivas e identidade.
Domínios cognitivos, perspectivas e identidade.
Quais marcos você pode esperar:
As crianças se concentram na construção de seu próprio senso de ser competente. Elas querem aprender coisas novas que constroem sua autoconfiança durante o ensino fundamental.
Elas aprendem a ler, e muitas gostam de ler os "capítulos" por conta própria.
A atenção delas cresce. Elas fazem perguntas mais complexas e querem respostas mais detalhadas.
Elas costumam fazer hobbies ou colecionar coisas durante esses anos.
Domínio Emocional
Quais marcos você pode esperar:
As crianças em idade escolar do ensino fundamental ainda não conseguem se colocar no lugar de outras pessoas, por isso costumam agir de maneira egocêntrica. À medida que crescem, elas se tornam mais empáticas e veem as coisas da perspectiva de outras pessoas.
Às vezes, as crianças ficam amuadas, arredias e preocupadas. Elas ainda estão descobrindo como gerenciar suas emoções.
As crianças tendem a ter seus sentimentos facilmente magoados. Elas também tendem a supor que as pessoas que as machucaram "fizeram isso de propósito".
Domínio Social e Valores
Quais marcos você pode esperar:
As crianças em idade escolar começam a prestar mais atenção às pessoas ao seu redor. Elas se comparam aos outros e tentam se encaixar.
As crianças em idade escolar ficam mais seletivas na escolha de amigos e fazem julgamentos sobre outras pessoas. Aos 6 ou 7 anos, as crianças tendem a se sair melhor com um amigo, mas aos 8 ou 9 anos podem ter vários melhores amigos.
As crianças podem ter um grande interesse nas diferenças entre meninos e meninas. As crianças em idade escolar geralmente querem brincar apenas com amigos do mesmo sexo. Essa dinâmica pode ser um desafio para as crianças que estão lutando com a identidade de gênero.
As crianças tomam conhecimento dos estereótipos, preconceitos e rejeições de outras pessoas devido a raça, sexo, idade, peso e outros fatores, principalmente quando experimentam o preconceito. Os adultos desempenham um papel importante em ajudá-las a interpretar esses problemas, para que não internalizem vieses negativos sobre si ou sobre os outros.
ASE dos 10 aos 14 anos
Estes anos são cruciais, os jovens começam a descobrir quem são e seu lugar no mundo.
Com uma capacidade crescente de ver as consequências de diferentes ações, os adolescentes e jovens adolescentes são mais capazes de pensar como adultos, mas não têm a experiência e o julgamento necessários para agir como adultos.
Um forte apoio pode ajudá-los a desenvolver a confiança de que precisam para fazer escolhas positivas, à medida que descobrem quem são e como se encaixam nos outros.
Domínios cognitivos, perspectivas e identidade.
Quais marcos você pode esperar:
Jovens adolescentes se tornam cada vez mais independentes. Eles cultivam seus próprios interesses, preferências e crenças, incluindo escolhas sobre amigos, esportes, interesses e escola.
Como eles pensam começa a mudar de como uma criança pensa para como um adulto pensa. Isso inclui ter habilidades de raciocínio mais avançadas (como pensar em situações hipotéticas) e capacidade de pensar abstratamente (ou pensar em coisas que não podem ver).
Eles começam a ter seus próprios pensamentos e opiniões sobre muitos tópicos – incluindo coisas que sempre aceitaram, como regras da família.
À medida que desenvolvem habilidades avançadas de raciocínio, podem discutir, questionar a autoridade ou desafiar os padrões da sociedade. É como eles praticam essas habilidades novas e desconhecidas.
Eles geralmente desenvolvem um forte senso de certo e errado, incluindo um profundo senso de justiça ou injustiça que experimentam ou veem ao seu redor.
Domínio Emocional
Quais marcos você pode esperar:
Enquanto as crianças passam pela puberdade, elas podem experimentar emoções na montanha-russa. Eles podem mudar rapidamente de felizes para tristes ou de se sentirem espertas para se sentirem burras.
Muitas crianças se tornam emocionalmente sensíveis. Eles podem ser facilmente ofendidas ou feridas.
É provável que as crianças se concentrem em si mesmas, alternando entre excesso de confiança e insegurança.
As mudanças em seus corpos, em como pensam, em seus amigos e no mundo ao seu redor (como novas escolas) podem criar muito estresse para alguns jovens adolescentes.
Domínio Social e Valores
Quais marcos você pode esperar:
Alguns jovens se irritam com o afeto físico de mães e pais. Eles podem parecer rudes e mal-humorados.
Muitas crianças formam grupos, e grupos unidos. Eles sabem muito bem quem está em qual grupo – embora possam não saber onde se encaixam. Aqueles que não fazem parte desses grupos unidos podem experimentar um profundo senso de isolamento e rejeição.
Os pares têm cada vez mais influência, tanto positiva quanto negativamente. As crianças querem se encaixar, para que possam fazer coisas com outras que nunca fariam sozinhas.
Alguns jovens podem sofrer pressão (ou ficar curiosos) para usar álcool, tabaco ou drogas, ou se envolver em outros comportamentos de risco que os adultos consideram "fora dos limites".
Desenvolvendo a resiliência
Outro aspecto importante da aprendizagem socioemocional – ASE – nessa fase da vida da criança está diretamente relacionado à resiliência.
Com uma formação socioemocional sólida, a criança desenvolve a capacidade de reduzir os efeitos de adversidades significativas.
O desenvolvimento saudável das crianças é essencial para o progresso e a prosperidade de qualquer sociedade.
A ciência nos diz que algumas crianças desenvolvem resiliência ou capacidade de superar dificuldades sérias, enquanto outras não. É crucial compreender por que algumas crianças se saem bem, apesar das experiências adversas iniciais, pois isso pode informar políticas e programas mais eficazes que ajudam mais crianças a atingir seu pleno potencial.
Os pais precisam observar o equilíbrio da gangorra da resiliência.
A gangorra da resiliência é dividida entre as experiências de proteção e as habilidades de enfrentamento, por um lado, e as adversidades significativas, contrabalançando, por outro.
A resiliência é evidente quando a saúde e o desenvolvimento da criança apontam para resultados positivos – mesmo quando uma carga pesada de fatores é acumulada no lado negativo.
Nossas vidas são cheias de altos e baixos, e nesta fase a criança começa perceber isso.
É nesse momento que a "presença” – o ápice da ausência ou estar de corpo e alma – dos pais é decisiva para o desenvolvimento da resiliência e da segunda competência da aprendizagem socioemocional: a autogestão.
Autogestão é um passo além da autoconsciência. Primeiro devemos aprender a olhar para dentro, ter autoconsciência interna.
Em um segundo momento, passamos para a autoconsciência externa: entender o que está acontecendo ao nosso redor, entender o que chamamos de círculo de influência, onde estamos influenciando e onde estamos sendo influenciados.
Quando esse processo estiver completo – sua duração pode acontecer em segundos ou anos, depende da nossa aprendizagem socioemocional –, estamos prontos para entrar no estágio da autogestão.
Autogestão é o que você faz em relação às suas emoções, aos seus sentimentos e pensamentos.
É nesse estágio da ASE que definimos nossos comportamentos no dia a dia.
Outra competência da aprendizagem socioemocional – ASE – que se inicia nesta fase é a empatia: saber o que os outros pensam e sentem e compreender seu ponto de vista.
É de suma importância entendermos que o desenvolvimento dessas competências nessa fase da vida vai depender muito da relação da criança com um adulto.
O fator mais comum para crianças que desenvolvem resiliência é pelo menos um relacionamento estável e comprometido com um dos pais, cuidador ou outro adulto que apoia.
Esses relacionamentos fornecem capacidade de resposta personalizada, andaimes e proteção que protegem as crianças de interrupções no desenvolvimento.
Eles também desenvolvem capacidades-chave – como a capacidade de planejar, monitorar e regular o comportamento – que permitem que as crianças respondam adaptativamente às adversidades e prosperem. Essa combinação de relacionamentos de apoio, desenvolvimento de habilidades adaptáveis e experiências positivas é a base da resiliência.
Desenvolvendo autorregulação
A autorregulação é a competência que representa nossas "Habilidades de Relacionamento".
Os adultos precisam de habilidades socioemocionais para ter sucesso na vida e apoiar o desenvolvimento da próxima geração.
Essas habilidades nos ajudam a conseguir e manter um emprego, fornecer atendimento responsivo às crianças, administrar uma casa e contribuir produtivamente para a comunidade.
Quando essas habilidades não se desenvolvem como deveriam ou são comprometidas pelo estresse da pobreza ou outras fontes de adversidades contínuas, nossas comunidades pagam o preço em saúde da população, educação e vitalidade econômica.
A autorregulação nos ajuda a recorrer às habilidades certas no momento certo, gerenciar nossas respostas ao mundo e resistir a respostas inadequadas.
No cérebro, a autorregulação inclui processos intencionais e automáticos.
O equilíbrio adequado garante ações produtivas e responsivas apropriadas.
A autorregulação automática é a nossa resposta rápida, dirigida por impulso (também chamada de resposta de "luta ou fuga"), necessária para situações urgentes ou ameaçadoras.
A autorregulação intencional é o resultado maior da aprendizagem socioemocional.
Representa a resposta consciente, planejada e proativa, necessária para alcançar as metas.
A atenção serve como guardiã do portão crítico para o engajamento de nossa autorregulação intencional, direcionando nosso foco para coisas específicas dentro de nós e ao nosso redor.
Uma habilidade socioemocional fundamental para que a autorregulação intencional aconteça com sucesso é a função executiva, incluindo controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade mental.
A habilidade de função executiva nos ajuda a lembrar nossos objetivos e as etapas necessárias para alcançá-los, resistir a distrações ao longo do caminho e encontrar um plano B quando o plano A não der certo.
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