top of page
Buscar

Domínios da aprendizagem socioemocional

Atualizado: 24 de mar. de 2020


O complexo campo da aprendizagem socioemocional.


Pesquisadores, educadores, empregadores e pais concordam que a aprendizagem socioemocional (ASE) e as habilidades não acadêmicas são importantes para o sucesso na escola e na vida, mas pode ser difícil decidir em quais habilidades focar – e muito menos a melhor forma de promovê-las e medi-las.


O que é ASE?


A aprendizagem socioemocional (ASE) tem sido frequentemente usada como um termo genérico para representar uma ampla gama de habilidades não acadêmicas de que os indivíduos precisam para estabelecer metas, gerenciar comportamentos, construir relacionamentos e processar e lembrar informações.


Essas habilidades e competências se desenvolvem ao longo de nossas vidas e são essenciais para o sucesso na escola, no trabalho, no lar e na comunidade.

De um modo geral, esse conjunto de habilidades pode ser organizado em três áreas inter-relacionadas: cognitiva, social e emocional.


É importante ressaltar que essas habilidades e competências se desenvolvem e estão em interação dinâmica com atitudes, crenças e mentalidades, além de caráter e valores, os quais estão fundamentalmente ligados às características dos ambientes.


Por que o universo da ASE é tão complexo?


Ao longo de sua história, o campo da aprendizagem socioemocional (ASE) foi definido ou caracterizado de várias maneiras.

Em alguns aspectos, o termo ASE serve como um guarda-chuva para muitos subcampos com os quais educadores, pesquisadores e formuladores de políticas estão familiarizados (por exemplo, prevenção de bullying, educação e desenvolvimento cívicos e de caráter, resolução de conflitos, treinamento de habilidades sociais, habilidades para a vida, habilidades “suaves” ou “não cognitivas”, habilidades do século XXI).


O universo da aprendizagem socioemocional (ASE) é dividido em 6 domínios e o foco dado a cada um dos domínios é o que difere um programa do outro.

As estruturas das empresas se concentram em coisas diferentes – algumas cobrem muitas áreas da ASE e o domínio não acadêmico, enquanto outras adotam uma abordagem mais focada: a técnica.


1º domínio - cognitivo


O domínio cognitivo inclui as habilidades cognitivas básicas necessárias para direcionar o comportamento rumo à consecução de um objetivo. As habilidades neste domínio estão envolvidas em tarefas que exigem que você se concentre e se concentre, lembre-se das instruções, priorize tarefas, controle impulsos, defina e alcance metas, use informações para tomar decisões e muito mais.


As habilidades específicas nessa área incluem controle de atenção, memória e planejamento de trabalho, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e pensamento crítico.



2º domínio - emocional


O domínio emocional inclui habilidades que ajudam a reconhecer, expressar e controlar suas emoções, além de entender e simpatizar com os outros.


As habilidades nesse domínio são importantes não apenas para gerenciar os próprios sentimentos e comportamentos, mas também para interagir e responder aos outros de maneira pró-social.


As habilidades específicas nessa área incluem conhecimento e expressão de emoções, regulamento de emoções e comportamento, e empatia e tomada de perspectiva.



3º domínio - social


O domínio social inclui habilidades que ajudam a interpretar com precisão o comportamento do outro, a navegar efetivamente por situações sociais e a interagir positivamente com outras pessoas.


As habilidades nesse domínio são necessárias para trabalhar em colaboração, resolver problemas sociais, construir relacionamentos positivos e coexistir pacificamente com os outros.


As habilidades específicas nessa área incluem noções sobre dicas sociais, resolução de conflitos e resolução de problemas sociais, e comportamento pró-social e cooperativo.



4º domínio - valores


Os valores incluem habilidades, características/virtudes e hábitos de caráter que o ajudam a ser um membro pró-social e produtivo de uma comunidade específica.


Abrange a compreensão, o cuidado e a atuação sobre os valores éticos fundamentais; o desejo de realizar o mais alto potencial; e os hábitos necessários para viver e trabalhar em conjunto com outras pessoas como amigo, membro da família e cidadão.


Valores específicos nessa área incluem os éticos, os de desempenho, os intelectuais e os cívicos.



5º domínio - perspectivas


Sua perspectiva é como você vê e se aproxima do mundo. Isso afeta o modo como você vê os outros, a si mesmo e as próprias circunstâncias, e influencia a maneira como interpreta e aborda os desafios em sua vida diária.


Uma perspectiva positiva pode ajudá-lo a se proteger e gerenciar sentimentos negativos para realizar tarefas e se dar bem com outras pessoas. Perspectivas específicas nessa área incluem otimismo, gratidão, abertura e entusiasmo.



6º domínio - identidade


Identidade abrange como você entende e percebe a si mesmo e suas habilidades. Inclui seu conhecimento e crenças sobre si mesmo, e sua capacidade de aprender e crescer.


Quando você se sente bem consigo, tem certeza do seu lugar no mundo e está confiante em sua capacidade de aprender, crescer e superar obstáculos, fica mais fácil lidar com os desafios e construir relacionamentos positivos.


Competências específicas nessa área incluem autoconhecimento, propósito, auto eficácia e crescimento, mentalidade e autoestima.

150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page